Capacidade de medição e calibração.


Durante nossas atividades de assessoria e consultoria, observamos que normalmente, os fornecedores de serviços de calibração são definidos em função de dois fatores: possuir serviços acreditados e condições comerciais. Dificilmente, a melhor capacidade de medição e calibração é considerado na seleção do fornecedor.

Mas afinal, o que é capacidade de medição e calibração ?. A capacidade de medição e calibração nada mais é que, o menor valor relacionado a incerteza da medição que pode ser declarado por um laboratório de calibração. Importante ressaltar que, nada impede ao laboratório, declarar valores superiores a capacidade de medição e calibração. O que não pode ocorrer é a declaração de valores inferiores a capacidade de medição e calibração.

A melhor capacidade de medição e calibração é obtido através de estudos estatísticos onde são realizadas, inúmeras medições e identificados os componentes da incerteza que mais influenciam e quando possível, reduzidas através da aquisição de novos equipamentos, alterações nos métodos ou procedimento de calibração ou ensaio.

A utilização da capacidade de medição e calibração ou simplesmente CMC deve ser utilizado na avaliação do fornecedor em função do critério de aceitação determinado para o instrumento em questão uma vez que, a incerteza da medição deve ser considerada na avaliação.

Lembramos que, como o CMC é o menor que pode ser declarado por um laboratório acreditado, este é um indicador de que o laboratório  cumpre com os requisitos da ISO/IEC 17025 devendo este, ser utilizado na avaliação dos certificados de calibração e ensaio.

A melhor capacidade de medição e calibração dos laboratórios acreditados pode ser consultado na página da Rede Brasileira de Calibração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *