ISO 10012 – Que norma é essa ?


ISO 10012A ISO 10012 é a norma, que determina as diretrizes para implantação de sistemas de gestão metrológico e aplicado a ambientes industriais, hospitalares, entre outros.

Essa orientação é justificada em função da necessidade da verificação dos requisitos metrológicos do cliente (RMC) e das características metrológicas do equipamento de medição (CMEM). Quando falamos em processos de calibração, fazemos referência a ISO/IEC 17025 onde, não é necessário conhecer os critérios de aceitação do cliente ou qualquer outra informação relacionado a aplicação do instrumento de medição sob calibração, bastando identificar apenas, seu erro e incerteza.

Para falarmos sobre a ISO 10012 é necessário saber, a diferença entre RMC e CMEM.

– RMC (Requisitos metrológicos do cliente) são os requisitos especificados pelo dono do instrumento relacionado ao processo produtivo, ou seja, quais são os limites para classificar o produto como aprovado ou reprovado. Para exemplificar, vamos considerar a fabricação de um eixo.

É determinado no projeto deste eixo, que este deva ter, um diâmetro de 12 mm com uma tolerância de 1,12 mm para mais ou para menos. O valor de 1,12 mm é o requisito metrológico do cliente para esta medição em específico. É importante dizer que, cada medição é um requisito, ou seja, se falarmos em indústria de usinagem temos os requisitos metrológicos para cada projeto. Quando falamos em empresas que produzem lubrificantes, temos o requisito relacionado ao local de instalação do instrumento ou equipamento de medição.

– CMEM (Características metrológicas do equipamento de medição) são os requisitos determinados no processo de calibração, ou seja, o erro e incerteza da medição. É aconselhável que, a incerteza da medição sempre seja considerada, uma vez que este, é a dúvida relacionada o valor do erro determinado no processo de calibração. Informações relacionadas a faixa de medição e principalmente sua resolução do instrumento são de grande importância. Se fossemos medir o diâmetro do eixo, teríamos que fazer com um paquímetro com resolução de 0,02 mm ou um micrômetro.

A ISO 10012 tem como principais tópicos:

1. Responsabilidade da direção – neste tópico estão relacionados os requisitos para a determinação da função metrológica a qual, é a responsável pela gestão metrológica da organização, das políticas e procedimentos para que haja foco no cliente, determinação dos objetivos da qualidade e da análise crítica do sistema de gestão metrológico pela direção.

2. Gestão de recursos – esta gestão considera as pessoas envolvidas no processo de gestão metrológica, o processo de informação, materiais e fornecedores. Principalmente, os fornecedores de serviços de calibração os quais, devem atender a ISO/IEC 17025.

3. Comprovação metrológica – o processo de comprovação metrológica é o foco deste norma. Iremos tratar sobre este tema em post futuro.

4. Análise de melhoria do sistema de gestão metrológico – neste requisito, são determinados os processos relacionado a abertura e tratamento de não conformidades, auditorias e processos de melhoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *