ISO/IEC 17025:2017


A ISO/IEC 17025 atualizada em dezembro de 2017 e diferente de outras normas, que sofreram atualização ao longo do tempo, a ISO/IEC 17025 demorou 12 anos para ser atualizada. O resultado desta demora é uma atualização significativa onde temos como principais diferenças:

  • Conceito orientado a gestão do laboratório e não somente a gestão da qualidade e as atividades técnicas;
  • Destaque para imparcialidade e confidencialidade que ganharam requisitos específicos;
  • Visão de processo;
  • Olhar para as atividades externas ao laboratório sendo necessário maior integração com clientes e fornecedores;
  • Melhor integração com outros sistemas de gestão.

Sua implantação ficou mais fácil em função da flexibilidade da norma porém, mais perigosa uma vez que, não é necessário haver procedimentos para todos os requisitos.

Houve porucas mudanças nos requisitos técnicos mas, a visão de processo altera totalmente a forma como o laboratório executa suas atividades e dará maior controle ao gestor do laboratório em função da necessidade de medição para gestão do laboratório, ou seja, aumentou o número de indicadores da qualidade. A visão de processo também irá possibilitar maior controle sobre a execução de cada atividade.

Houve também, maior destaque as atividades de amostragem. Ponto importante para os laboratórios que executam somente este tipo de serviço.

Um ponto que melhorou muito, está relacionado a utilização da tecnologia da informação. Podemos dizer que a ISO/IEC 17025 possibilita a utilização racional de software, aplicativos e soluções informatizadas.

Com relação ao sistema de gestão da qualidade, ficou mais simples e direto o que resultar em um processo de gestão mais eficaz e, falando em gestão, a ISO/IEC 17025:2017 está orientada a gestão do laboratório conforme destacado no início deste texto, ou seja, serão necessários a implementações de metas e objetivos para o laboratório e não somente, para as atividades orientadas o escopo de acreditação.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *