Seu celular como instrumento de medição


Estamos vendo ao longo dos últimos anos a enorme evolução dos aparelhos que, até um tempo eram conhecidos como celulares os quais, não passavam de telefones móveis. Atualmente temos em nossas mãos, aparelhos que nos permite acessar contas bancárias, redes sociais, e-mail, documentos, câmeras e muito mais. Mesmo assim e por incrível que pareça, podemos não estar utilizando 50% das funções que os smartfones disponibilizam e iremos falar sobre isto em nosso post.

Normalmente, não sabemos com exatidão quais sensores nosso smartfone possui mas, se paramos para pensar e observar, todas as funções relacionadas a localização, movimentação, ajuste de foco entre outros requer a utilização de sensores além, da necessidade de cálculos possibilitando que a informação ou ajuste sejam realizadas. O mais interessante é que, estes mesmos sensores podem ser utilizados para realização de medições havendo um número considerável de aplicativos disponíveis onde temos desde medição de nível até, medições de distâncias e luminosidade, ou seja, com a evolução dos celulares para smartfone ganhamos um instrumento de medição e não nos damo conta disso.

Realizamos uma primeira bateria de testes onde comparamos medições de nível, comprimento e luminosidade e os resultados foram surpreendentes. Em algumas medições de nível, os smartfone apresentaram precisão superior aos instrumentos de uso comum em ambientes industriais.

Nos próximos meses, iremos voltar a este assunto com mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *