Valor duma divisão e resolução. Qual a diferença ?


Resolução e valor da menor divisãoConstantemente observamos confusão entre, o valor duma divisão e resolução de instrumentos de medição o que, pode levar a tomada de decisões errôneas quanto a sua aplicação e na declaração da incerteza da medição.

Vamos as definições de forma resumida para, melhor entendimento.

  • Valor da menor divisão – Menor valor indicado pelo instrumento.
  • Resolução – Menor valor lido no instrumento.

Percebemos na primeira definição, que estamos falando do valor indicado pelo instrumento, independente se esta é analógico ou digital. Em instrumentos analógicos, estamos nos referindo ao valor entre duas marcações da escala. Na segunda definição, estamos fazendo referência ao valor que pode ser lido considerando a estimativa do valor indicado caso, o instrumento seja analógico e o valor indicado, enteja entre duas marcações da escala.

Vamos aos exemplos considerando uma régua e um multímetro com três casas decimais.

A régua é um instrumento analógico onde temos, a distância entre os traços igual a um milimetro. Neste caso, temos o valor da menor divisão porém, podemos estimar o valor entre os traços. Essa estimativa, é a resolução do instrumento.

Quando falamos do multímetro, estamos nos referindo a um instrumentos digital. Neste caso, não há como estimar a diferença entre as divisões. Com isso temos, o valor da resolução igual ao valor da menor divisão.

Agora, temos uma pergunta a responder. Como, a identificação correta do valor da menor divisão e da resolução afeta nossas atividades ?.

Vamos considerar um micrômetro (imagem de nosso post). Este instrumento possui uma escala gravada tendo menor divisão igual a 0,01 mm porém, um usuário bem treinado, poderá dividir o espaço entre os traços em até dez vezes. Com isso, chegamos a resolução do instrumento o qual, da nome ao mesmo, sendo igual a 0,001 mm ou 1 micrometro.

Se tivermos que fazer medições com cotas na casa do décimos de milímetro (0,01 mm) e, considerar o valor da menor divisão do micrômetro, este não será o instrumento adequado porém, se consideramos a sua resolução (0,001 mm) teremos o instrumento correto para medição da cota.

Em todas as medições que executamos, devemos considerar o erro e a incerteza do instrumento de medição as quais, influenciam na tomada de decisão para a seleção do instrumento. Preferencialmente, devemos utilizar instrumentos de medição com resolução maior que, a medição que estamos executando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *